Facebook Youtube
Corretor Offline

NOTÍCIAS IMOBILIÁRIAS

Conceito de valor imobiliário

 

 

     No contexto da análise de viabilidade de novas construções, o conceito de valor deve ser entendido em termos monetários. Dentro de um mercado, “valor” e “valor de mercado” são elementos equivalentes, consistindo em valores médios resultantes dos equilíbrios gerais do mercado imobiliário (GONZÁLEZ, 2003).

     A importância relativa dos imóveis, dentro do contexto instantâneo do mercado e para as pessoas que participam dele, é refletida nos seus preços, que são os valores convertidos em unidades monetárias. É o valor efetivo da transação, a quantia de recursos trocada pelo imóvel, o “preço de venda”. Os preços estão sujeitos às peculiaridades das transações e dos agentes. O preço obtido pode se diferenciar do valor porque as partes têm liberdade restrita para negociar, por exemplo. Existem, sempre, pressões para realização do negócio. Os agentes têm dívidas, outros negócios esperando recursos para se concretizarem, viagens, problemas familiares de toda ordem e muitos outros motivos para realizarem os negócios (FRANCHI, 1991).

     Além disso, como citam Balchin & Kieve (1986), a busca de informação é um processo caro e demorado, impedindo o conhecimento completo do mercado. Os vendedores têm dificuldades para formar o preço da oferta e os compradores não conhecem adequadamente os bens (são todos diferentes). Todos têm dificuldades extremas para definir suas margens de negociação. E a pressão do tempo decorrido se faz sentir: pode não existir um prazo definido para as partes concretizarem um negócio, mas este também não é ilimitado.

     Para Dantas (1998), a avaliação do valor de uma habitação nasce da indiferença das pessoas em relação ao bem habitação que, recheado de uma multiplicidade de fatores, cria expectativas no homem que busca satisfazê-las. A avaliação de imóveis é justamente a tradução do valor que o ser humano atribui ao bem habitação, e representa a relação entre a intensidade das necessidades do bem econômico e quantidade existente.

     Entre os métodos de avaliação, destaca-se o procedimento de comparação do imóvel, ao avaliar com unidades semelhantes disponíveis no mercado com relação a características extrínsecas e intrínsecas. Para avaliar a habitação, necessita-se de vistoria local do bem avaliado e identificação de variáveis que influenciam na formação do preço, levantamento de dados do mercado e aplicação de processo de homogeneização de valores ou inferência estatística, em que cada característica, como aspectos observáveis de um fenômeno e apresentando variações ou diferenças em relação ao mesmo ou a outros fenômenos, conforme Dantas (1998), é uma variável a ser investigada.

    O valor de um imóvel, então, é identificado pelo valor de mercado, que é o valor médio ou valor mais provável a ser atingido em transações normais, em dado momento. Eles não necessariamente coincidem com o preço, por causa da imperfeição do mercado, que provoca dificuldades nos julgamentos dos indivíduos, formando-se uma faixa de preços aceitáveis em torno do valor médio (GONZÁLEZ, 2003).

 

 

FONTE: ARTIGO CIENTÍFICO (ANÁLISE DE INVESTIMENTO NO MERCADO IMOBILIÁRIO: UM ESTUDO DE CASO - Por: Viviana Inácio Sartori)

 

IMÓVEIS MAIS VISITADOS

Não encontrou o imóvel no perfil desejado? Envie-nos o seu pedido!
Newsletter - Cadastre-se e receba novidades e oportunidades exclusivas.

NEWSLETTER

CUB DE AGOSTO 2018 - R$ 1.805,05

VALOR CUB AGOSTO DE 2018 R$ 1.805,05 Variação mês de 0,40 % Variação do ano de 4,32 %

LAGUNA, CIDADE DE BELEZAS NATURAIS!

Invista em Laguna! Cidade entre a SERRA e o MAR!

Previsão Tempo Laguna/SC

CONTATE-NOS

Avenida João Pinho, 1152
Sala Comercial - Condomínio Cannes
Mar Grosso - Laguna/SC
CEP:88790-000

E-mail: corretora@fernandescimoveis.com.br
Fones: (48) 3646-0088 | (48) 99129-6665 Plantão | (48) 99647-7733 Plantão | (48) 99176-0080

Site disponível na versão mobile acesse:
http://www.fernandescimoveis.com.br/
Facebook Youtube